Entenda sobre a carreira de um advogado de Direito Desportivo, com Alan Belaciano

Astolf Gerard Filho
Astolf Gerard Filho
Alan Belaciano

Você já ouviu falar sobre o Direito Desportivo? Sabe qual é a função de um advogado especializado nessa área? O Doutor, Alan Belaciano, entende que a atuação desses profissionais é crucial para o mundo dos esportes. Isso porque, eles serão responsáveis por atender desde os atletas até as associações desportivas, oferecendo assistência jurídica e defendendo os interesses da parte representada. Quer saber mais sobre essa profissão? Então, confira este artigo! 

Mas o que é o Direito Desportivo?

Antes de compreender sobre a atuação de um advogado especializado em Direito Desportivo, é importante esclarecer sobre o que é essa área. Nesse sentido, caso nunca tenha ouvido falar, saiba que esse é um ramo jurídico voltado para a esfera esportiva, reunindo as diretrizes e normas para regulamentá-la. Assim, ele irá agrupar as principais legislações responsáveis por administrar esse campo. 

Qual a sua importância?

Dessa forma, devido ao crescimento dos esportes e as diferentes movimentações — tanto financeiras quanto contratuais — que ocorrem nesse meio, é fundamental ter uma esfera jurídica que seja responsável por regulamentar as atividades. Por meio disso, é possível garantir a segurança dos atletas, assim como, as dos demais participantes — como clubes e associações. Para o advogado, Alan Belaciano, é importante ter um apoio jurídico nesse ramo. 

Qual a função de um advogado especializado em Direito Desportivo? 

Nesse contexto, saiba que ao se especializar em Direito Desportivo, um advogado terá diferentes funções. A principal delas, é a de participar de acordos de contratação entre atletas e clubes, avaliando as cláusulas e acompanhando todo o processo. Sua atuação nesses casos será essencial para garantir que os tópicos estabelecidos estejam de acordo com os interesses da parte representada. 

Além disso, um advogado desportivo é responsável por aconselhar os clubes, jogadores, patrocinadores e associações desportivas sobre as questões jurídicas relacionadas a contratos e negociações. Outrossim, ele também pode lidar com as operações de transferências e representar um atleta ou clube em processos judiciais. O Doutor, Alan Belaciano, entende que todas essas funções são essenciais. 

Como se tornar um advogado de Direito Desportivo?

Caso você tenha se interessado por esta carreira, saiba que para se tornar um especialista de Direito Desportivo é necessário realizar uma pós-graduação. Isso porque, por meio deste curso extracurricular é possível obter os conhecimentos necessários que irão auxiliar na atuação desses profissionais. Além disso, é importante estar atento às mudanças e novidades deste mercado. 

Quais os benefícios de se especializar nessa área?

Por fim, vale ressaltar que existem diversos benefícios de se especializar nessa esfera jurídica. Um deles é com relação às oportunidades de crescimento, já que a área desportiva tem ganhado cada vez mais visibilidade. Outrossim, para os advogados que são apaixonados pelos esportes, essa é uma ótima forma de unir a sua formação acadêmica com o campo de interesse. Para o advogado, Alan Belaciano, as diferentes possibilidades de atuação também são um ponto positivo.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *