Vender para quem? Determinando o público alvo da nova empresa

Astolf Gerard Filho
Astolf Gerard Filho
Cláudia Angélica Martinez

Ao elaborar um plano de negócios de uma nova empresa, é preciso determinar seu público-alvo. À vista disso, a notável Cláudia Angélica Martinez entende que é necessário a utilização de algumas estratégias administrativas para determinar quem é que seu negócio deseja atingir. Quer saber para quem vender seus produtos? Continue lendo e saiba como determinar o público-alvo de sua corporação. 

O que é público-alvo empresarial?

Segundo a economista brasileira Cláudia Martinez, o público-alvo empresarial é aquele grupo de pessoas que possuem diversas características em comum, bem como a faixa etária e seus interesses, que estão mais aptos a consumirem um determinado produto ou serviço que está sendo comercializado. 

Ainda, é importante que a corporação compreenda quem é o público-alvo que está mais propenso a adquirir seus produtos e serviços, para utilizar estratégias e ferramentas de marketing que motivam ainda mais o interesse dos mesmos em consumir, aumentando a margem de lucratividade da empresa.

Como determinar o público-alvo de uma empresa?

Dessa maneira, conforme comenta a empresária Cláudia Angélica Martinez, para determinar qual é o público-alvo de uma empresa é necessário que o setor administrativo reúna as informações elaboradas no plano de negócio, estabelecendo qual será o nicho de mercado no qual o segmento atuará. 

Ademais, também é fundamental que a própria empresa possua um conhecimento aprofundado de seus próprios produtos e serviços para realizar o questionário da pesquisa e obter as informações sobre quem gostaria de adquirir os mesmos, quantos anos possui, qual o gênero e em que região vive.

Quais são os benefícios em determinar o público-alvo empresarial?

Por fim, como aponta a economista Claudia Martinez, considerando que a abertura de uma nova empresa exige que objetivos de vendas sejam traçados, realizar a determinação do público-alvo empresarial pode fornecer inúmeros benefícios, como garantir que a corporação não possua prejuízos, já que a mesma terá uma base do tamanho necessário para o seu estoque inicial. 

Logo, outros benefícios de realizar esse processo, como já foi mencionado, é desenvolver estratégias de marketing eficientes, que estabeleçam uma melhor comunicação entre os consumidores e a empresa; permitir a elaboração de um planejamento de vendas estratégico; e possibilitar a criação de produtos inovadores que atendam as expectativas dos clientes em potencial.

Quer garantir uma grande margem de lucro para sua nova empresa? Determine seu público-alvo empresarial. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *