Descubra tudo o que você precisa saber sobre o Vade Mecum, com o Dr. Bruno Burilli Santos

Astolf Gerard Filho
Astolf Gerard Filho
Bruno Burilli Santos

Os estudantes das graduações de Direito estão sempre com uma alta carga de leituras durante o passar dos semestres. De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, que é um advogado renomado, isso acontece pois essa área demanda muito estudo de diferentes teorias, a leitura de muitos conceitos que percorrem o meio jurídico e de livros que são muito importantes para essa ciência da sociedade.

Ao passar pelas salas de turmas de Direito ou perguntar a um estudante da área qual o primeiro livro que compraram durante a graduação, é muito provável que a resposta seja o Vade Mecum. Esse livro acaba por acompanhar os estudantes durante toda a sua graduação e até mesmo os profissionais que seguem carreira na área. Continue lendo para saber mais sobre esse tema!

Descobrindo o Vade Mecum

Primeiramente, é muito importante saber que o Vade Mecum consiste em um compilado de legislações que, assim como o próprio nome do livro diz em sua tradução do latim, acompanha toda a trajetória dos estudantes da graduação de Direito e a atuação dos profissionais durante a sua prática jurídica. De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, esse é um dos materiais mais ricos de consulta para essa área.

Como dito anteriormente, o Vade Mecum agrupa diversas leis e normas mais básicas e essenciais para o funcionamento da sociedade como um todo. Segundo o Dr. Bruno Burilli Santos, o seu conteúdo está dividido entre as leis objetivas, as súmulas dos tribunais e as remissões legais. Contendo, ainda, indicações de artigos para aprofundar nos temas e um índice que facilita a manipulação do material. 

Tipos

Para o Dr. Bruno Burilli, é muito interessante saber que o Vade Mecum já passou por muitas mudanças e que não apenas um tipo desse importante material de estudo. Por isso, se você está pensando em adquirir um desses livros, é muito importante estar atento para a sua necessidade de comprar um Vade Mecum tradicional e de temas gerais ou um que abranja leis de um tema específico.

Como esse livro ajuda na faculdade de Direito?

Por ser um material muito interessante, os estudantes de Direito irão fazer uso do Vade Mecum durante toda a graduação. De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, esse material é muito utilizado em aulas práticas, estágios, consulta para a realização de trabalhos e até mesmo durante a realização de provas onde o professor permite que os estudantes consultem o material de apoio.

Por fim, o Dr. Bruno Burilli Santos acredita ser interessante que os estudantes da graduação de Direito busquem um livro Vade Mecum a partir de critérios importantes, como uma editora de referência no mercado, que seja uma edição recente e atualizada do livro e que a edição abranja os temas no qual se tem interesse em estudar. Sendo essencial que os estudantes busquem, sempre, estudar mais de uma fonte para ter sucesso na carreira!

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *